Dra. Ana Carolina – Neurologista especialista em Distúrbios do Movimento

Ter a sensação de estar acordado e não conseguir se mover é um quadro muito característico de paralisia do sono. Esta condição é um distúrbio do sono que acaba prejudicando a qualidade da noite de sono do paciente.

Conhecendo a paralisia do sono

A paralisia do sono se refere ao fenômeno no qual ocorre a retomada da consciência enquanto ainda se está dormindo. No entanto, o paciente não consegue se mover, pois ele se encontra na fase REM do sono, o período que é caracterizado pelos movimentos rápidos dos olhos e pela presença de sonhos. Essa fase impede o movimento de partes do corpo em resposta aos sonhos e os músculos do corpo ficam temporariamente paralisados. Durante essa crise, pode haver, também, alucinações visuais e a pessoa pode ter, também, a sensação de perigo iminente. Esse quadro pode, ainda, vir acompanhado de ansiedade e sensação de asfixia. Por isso que, muitas vezes, o indivíduo que tem crises de paralisia do sono fica bastante desesperado.

O que causa?

De acordo com estudos e pesquisas recentes, um grande número de variáveis ​​foi associado à paralisia do sono e uma série de temas emergiram, entre eles, o uso de substâncias entorpecentes, estresse e trauma, influências genéticas, doenças físicas, personalidade, inteligência, crenças anômalas, problemas e distúrbios do sono (tanto em termos de qualidade subjetiva do sono quanto perturbação objetiva do sono), sintomas de doenças psiquiátricas em amostras não clínicas (particularmente sintomas de ansiedade) e distúrbios psiquiátricos. A paralisia do sono parece ser particularmente prevalente no transtorno de estresse pós-traumático e, em menor grau, no transtorno do pânico.

Paralisia do sono e a qualidade do sono

Os sintomas de insônia (mas não um distúrbio de insônia diagnosticado) podem prever um episódio de paralisia do sono. Alguns estudos relataram associações entre essa manifestação e outras experiências de sono incomuns como pesadelos e sonhos lúcidos (aqueles sonhos em que a pessoa tem a consciência de estar sonhando). De acordo com pesquisas atuais, elas descrevem que a paralisia do sono é um estado “misto” de consciência, combinando elementos do sono de movimento rápido dos olhos com elementos da vigília. Pesquisas futuras precisam se concentrar em projetos para descobrir os efeitos e impactos deste comportamento na qualidade de vida do indivíduo.

Enfim, se você passa por esse problema, procure ajuda de um médico especialista. Essa condição pode ser melhorada. Não considere normal o que atrapalha você. Além disso, aproveite que está por aqui e acesse os outros conteúdos do blog. Entenda os prejuízos que dormir mal causa ao nosso organismo e saiba como manter uma boa higiene do sono. Cuide da sua saúde!