Tremor é definido como um movimento involuntário, rítmico e oscilatório de uma parte do corpo. Essa condição é causada por contrações alternadas ou sincrônicas dos músculos. O tremor é o mais comum de todos os distúrbios do movimento.

A classificação clínica do tremor é baseada na história, características do tremor, sinais neurológicos e sistêmicos associados. Essa manifestação é dividida em tremor de ação, de repouso e funcional.

Tipos de tremores

Tremores de repouso: os tremores de repouso acontecem enquanto você está sentado ou deitado e relaxado. Pessoas que têm um tremor de repouso geralmente podem interromper o tremor fazendo questão de mover a parte do corpo que treme;

Tremores de ação: os tremores de ação acontecem quando você move os músculos propositalmente. Existem alguns tipos diferentes de tremores de ação, incluindo:

Tremores cinéticos: acontecem quando você se move propositalmente, como escrever ou beber em um copo. Às vezes, o tremor piora gradualmente conforme você se aproxima do que está tentando fazer ou alcançar. Isso é chamado de tremor de intenção.

Tremores posturais: acontecem quando você tenta manter uma parte do corpo ainda em uma posição diferente da posição de repouso. Por exemplo, suas pernas podem tremer quando você está de pé ou seus braços podem tremer se você os estender à sua frente.

Tremores isométricos: acontecem quando você move um músculo contra algo que está parado. Por exemplo, eles podem acontecer quando você empurra uma parede ou fecha o punho com a mão.

Tremor funcional: o tremor funcional pode combinar características de tremores de repouso e de ação. Ao contrário de outros tipos de tremor, o tremor funcional não tem causa médica conhecida. Esse tipo de manifestação, geralmente, fica menos grave se você se distrair enquanto o médico o examina, por exemplo, se ele pedir que você faça outra coisa com outra parte do corpo. Outros tipos de tremor tendem a piorar com a distração.

Muitas dessas condições são contínuas, ou seja, o indivíduo não possui momentos de melhora, o que reduz, significativamente, a sua qualidade de vida.

Principais queixas

Os transtornos do movimento podem incapacitar atividades diárias como pegar um copo de água e escrever. A depender da profissão do paciente, ele pode ter que se afastar das suas atividades, uma vez que se torna inviável que ele retome as suas funções. A qualidade do sono do indivíduo pode ser altamente afetada, também, uma vez que muitos desses estímulos continuam mesmo no momento do sono, gerando insônia. Como consequência, alguns sintomas afetam o dia a dia como sonolência diurna, transtorno do humor, irritabilidade, entre outras complicações.

Mas, afinal, esse paciente se torna incapaz?

Na grande maioria dos casos, não. A verdade é que esse essa condição afeta bastante o psicológico e o físico desse indivíduo. No entanto, os tratamentos utilizados atualmente podem fornecer uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, os impactos negativos provocados pelo tremor são reduzidos. Existem vários tratamentos disponíveis no momento conforme o tipo de tremor, desde medicamentos via oral até cirurgia com estimulada cerebral profunda!
Importante sempre procurar um neurologista especializado!